Ponta Grossa

Parceria facilitará emissão de carteira de identidade para crianças em Ponta Grossa

Imagem: Gabrielle Sversut/PCPR
Programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, na faixa etária de 0 a 6 anos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e o Instituto Mundo Melhor, lançou o Programa Primeiros Passos. O programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, abrangendo a faixa etária de 0 a 6 anos.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a iniciativa beneficiará principalmente a população carente, evitando a necessidade de deslocamento até o Instituto de Identificação. “Vamos facilitar o acesso dessas crianças ao documento de identidade. Várias entidades estão colaborando para garantir esse direito às crianças”, afirmou.

O programa conta com a colaboração do Instituto Mundo Melhor, do Conselho Nacional de Justiça, da Vara de Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil. Inicialmente, dois servidores da Guarda Civil Municipal estão capacitados para emitir os documentos. A previsão é de 10 mil atendimentos anuais, incluindo emissão e renovação de carteiras de identidade, além de cursos online certificados.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, ressaltou a importância da carteira de identidade como um elemento fundamental para a cidadania e inclusão. “A carteira de identidade é a chave para a cidadania, garantindo mais proteção e direitos para as nossas crianças”, destacou.

Durante o evento de lançamento, a presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, ressaltou a importância de levar cidadania às crianças e mencionou que o programa oferecerá capacitação online para professores e familiares. “Vamos disponibilizar conteúdos de prevenção e promoção à saúde infantil em vídeo aulas, através do Projeto Linha da Vida, em parceria com a Santa Casa, para uso de professores e familiares das crianças atendidas pelo Programa Primeiros Passos”, explicou.

Representando a Polícia Civil do Paraná, o agente de polícia judiciária e coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mário Goes, enfatizou a união de esforços para proporcionar serviços essenciais à sociedade. “Este programa é a realização do sonho de muitos pais e mães que desejam construir uma vida de cidadania para seus filhos”, disse.

Evento de Lançamento

O lançamento oficial do programa ocorreu nesta quinta-feira (27), no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Itamara, em Ponta Grossa.

Os equipamentos para a confecção dos documentos foram doados pelo Rotary Distrito 4730. Com essa iniciativa, a PCPR e a Prefeitura de Ponta Grossa esperam promover a inclusão social e garantir que todas as crianças tenham acesso à documentação básica, essencial para o exercício pleno da cidadania.

Imagem: Gabrielle Sversut/PCPR

Com informações da PCPR

Leia também: Em três horas, dois são detidos por tráfico de drogas em diferentes praças de PG


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone