Destaque Ponta Grossa

PG 200 | As visitas de Dom Pedro, Vargas e Santos Dumont a Ponta Grossa

Em série de reportagens dos 200 anos de Ponta Grossa, vamos recordar alguns fatos históricos, começando pelas visitas de grandes personalidades à PG

Há dez dias de completar 200 anos de emancipação, o portal Boca no Trombone lança uma série de 10 reportagens para recordar histórias, fatos e curiosidades da Princesa de Campos Gerais. Na reportagem desta terça-feira (05), vamos relembrar da visita de grandes personalidades da história do nosso país a Ponta Grossa. 

A primeira grande visita a Ponta Grossa, já como cidade emancipada da então Vila de Castro, foi a do Imperador Dom Pedro II: o monarca veio a Ponta Grossa ainda no século XIX, mais precisamente por volta de 1880, quando realizava uma viagem pelo Sul do país.

Juntamente com a Imperatriz Teresa Cristina, o filho do proclamador da Independência realizou visitas a diversas fazendas e propriedades rurais da região. Dom Pedro II passou a noite na casa de Domingos Ferreira Pinto que, após a estadia, ganhou o título de Barão de Guaraúna.

Sessenta anos depois, quem passou por Ponta Grossa foi Getúlio Vargas. Já na época do Estado Novo, Vargas considerava a cidade como importante centro eleitoral do Paraná. Em uma imagem arquivada no Acervo Nacional, de 1943, o gaúcho acena da sacada de um prédio da região central de PG, o Hotel Planalto. Além desta viagem, Vargas passou pela região em 1930 e 1950, em época eleitoral.

Foto: Acervo Nacional

Mas a visita mais “memorável” foi a do inventor do avião, Santos Dumont. O considerado Pai da Aviação visitou a cidade em 1916, uma década após inventar o avião. Ao chegar na cidade, se instalou no Hotel Palermo, que hoje não existe mais.

Com ele, estava no local o deputado Eliseu de Campos Melo, que resolveu prestar uma homenagem e levar o convidado para a rua que recebia seu nome. O que Eliseu não sabia é que a famosa rua havia sido alterada para Rua Senador Pinheiro Machado, que havia morrido pouco tempo antes. 

Ao chegar no local, todos da comitiva de Santos Dumont, inclusive o próprio, perceberam que a rua onde estavam não era em sua homenagem. O motorista então deu uma desculpa de que havia levado a comitiva no “local errado” e embarcou todos de volta, dando uma volta na cidade.

Na rua em questão, começou a correria para trocar a placa e fingir que nada havia acontecido. Ao voltar para a mesma via, em outro ponto distinto, Dumont, que aguardava a homenagem, nem percebeu o problema. 

Além dessas personalidades, muitas outras passaram por Ponta Grossa, como Jânio Quadros, Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, dentre muitos outros. Mas isso fica para contar em outros aniversários…Parabéns, Ponta Grossa! 

Leia também: Homem é morto a facadas após briga em saída de festa no interior de Prudentópolis


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR