Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeita Elizabeth Schmidt anunciou nesta semana a instalação de um novo parque e três novas praças em Ponta Grossa. Os espaços de preservação da natureza e lazer para a população vão ficar em espaços variados da cidade, contando com estrutura completa para os usuários.
No bairro Contorno, mais precisamente na Rua José Bernardi, a Prefeitura fará a instalação do Parque Jardim da Lagoa. A estrutura projetada prevê pista de caminhada, ipês amarelos, academia, bicicletário, espaço pet, áreas de piquenique, passarela, mirante, banheiros e quadras de esporte, com paisagismo adequado e urbanização do entorno. Um estacionamento também está no projeto.
“Nesta Semana do Meio Ambiente há muito a comemorar em Ponta Grossa. Temos arroios recuperados e desassoreados e muito trabalho de recuperação de áreas verdes. Um trabalho intenso feito por nossas equipes. Mas tem muito mais. Para marcar esta data e o nosso respeito pelo Meio Ambiente, estamos anunciando a instalação do Parque no Contorno e três novas praças, que serão parques urbanos. O nome disso é respeito. Respeito pelo meio ambiente e pelo povo de Ponta Grossa”, enfatiza a prefeita.
Os parques urbanos citados pela prefeita Elizabeth Schmidt vão ser instalados no Campo Belo (Rua Vendelino Ditzel), na Vila Estrela (Rua Hermínio Baggio) e no Moradias Quero-Quero II/Cará-Cará (Rua Dia da Vitória). Esta última se chamará Praça Quatro Estações e contará com pista de caminhada, bicicletário, ciclovia, quadra esportiva, playground, calçada, pista de skate, bosque, área de piquenique e iluminação em LED. No Campo Belo, a praça receberá o nome de Parque das Araucárias.
Cuidado diário e Arborização
Ponta Grossa conta atualmente com 226 praças que estão sendo revitalizadas e que periodicamente passam pelo trabalho de zeladoria, encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente. Todos os dias a pasta disponibiliza equipes que cuidam de arroios, parques, praças, terrenos baldios e passeios.
Além deste cuidado diário, a Secretaria está à frente de projetos que visam à preservação da natureza. Como diz o lema da Semana de Meio Ambiente 2024: cuidar da natureza é sustentar o futuro.
“Com o novo projeto de arborização do município, serão mais de 20 mil árvores plantadas na área urbana, trazendo maior qualidade de vida através da redução da temperatura e da poluição do ar, além de servir como abrigo para inúmeras espécies de animais, contribuindo com a biodiversidade”, reforça a secretária Carla Kritski Martins.
“O lançamento desses Parques Urbanos e do projeto de Arborização em Ponta Grossa constituem parte do ‘Plano de Ação Climática’. Uma ação ambiciosa para responder à emergência climática. Reafirmamos o compromisso do Município em mitigar os impactos do crescimento populacional e assegurar a qualidade de vida e a sustentabilidade de Ponta Grossa e de seus cidadãos, buscando sempre a harmonia entre o desenvolvimento e o meio ambiente”, finaliza a secretária.
Leia mais: Revestimento da Estrada do Alagados começa a ser instalado