Agronegócio

Prefeitura de PG abre chamada para compra de alimentos da agricultura familiar

Prefeitura abre chamada para compra de alimentos de agricultores familiares Boca no Trombone Prefeitura abre chamada para compra de alimentos de agricultores familiares
Foto: Imagem Freepik
Iniciativa fortalece produtores locais e garante alimentos saudáveis para pessoas em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, está com chamada pública aberta para a aquisição de alimentos de agricultores familiares, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação visa fortalecer a agricultura familiar, promover a geração de renda no campo e garantir segurança alimentar a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo a secretária municipal Camila Calisto Sanches, o programa representa um importante elo entre o campo e a cidade. “Com esta iniciativa, reafirmamos nosso papel na promoção da cidadania e no enfrentamento das desigualdades sociais, unindo esforços do poder público, agricultores e instituições sociais em prol de uma cidade mais justa e solidária”, afirma Camila.

Quem pode participar da chamada pública?

A participação está aberta a agricultores familiares com Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), conforme a Lei nº 11.326/2006. A seleção prioriza propostas locais, de mulheres, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas. Os interessados devem apresentar envelope lacrado com documentação completa até o dia 20 de maio, diretamente na sede da FASPG, no setor do Banco de Alimentos, localizado na Travessa Pasteur, nº 50 – Centro.

Entre os documentos exigidos estão:

  • CPF

  • Extrato recente da CAF

  • Proposta de venda assinada

  • Declaração de origem dos alimentos

  • Comprovação de normas higiênico-sanitárias (quando aplicável)

Documentos ilegíveis ou não autenticados acarretarão desclassificação, mas correções poderão ser feitas durante a sessão pública em até 120 minutos.

Entidades também podem receber os alimentos

O programa também beneficia instituições públicas e organizações da sociedade civil que atendem populações em situação de insegurança alimentar. Para receber os produtos, é necessário estar com CNPJ regular, ter capacidade de armazenagem e distribuição, além de preencher o formulário online disponível no link:
👉 https://forms.gle/yMzyfTHTEAYYqsTz5

A entrega dos alimentos será feita mediante contrato e autorização da Secretaria, com cronograma definido conforme demanda e orçamento. Os produtos passam por controle de qualidade, e qualquer irregularidade deverá ser corrigida pelos fornecedores.

Dúvidas e orientações

Em caso de dúvidas, os agricultores podem buscar orientação com a equipe do Banco de Alimentos ou da Superintendência da Secretaria da Família, no Edifício Guaíra (cruzamento da Balduíno Taques com a Dr. Colares).

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Câmara nos Bairros: Julio Kuller Fala Sobre a Primeira Sessão no bairro Santa Marta em PG “Escolhi ser delegado de polícia na faculdade”, diz Dr. Luís Gustavo Timossi Secretário Reinaldo destaca sucesso do Feira Mais em Castro Coordenadora explica quem pode tomar vacina contra Dengue em PG Projeto capacita mulheres para empreender em Ponta Grossa Campanha PG Sem Frio mobiliza população para ajudar quem mais precisa em Ponta Grossa Dr. Rafael Sanfelice explica funcionamento e benefícios da nova Câmara Hiperbárica do Centro Hospitalar São Camilo