Para enfrentar o número crescente de casos de dengue, a Prefeitura de Ponta Grossa vai manter abertas, com funcionamento ininterrupto, as três unidades-sentinela instaladas em pontos estragéticos.
Na manhã deste sábado (04), a prefeita Elizabeth Schmidt comandou reunião de um comitê de crise, na sede da Fundação Municipal de Saúde, para reforçar as ações e intensificar todos os protocolos de enfrentamento da dengue.
As ações incluem desde o reforço na eliminação do mosquito transmissor até a disponibilização de três unidades exclusivas para atendimento dos casos dengue, além da suplementação dos atendimentos nas unidades de pronto atendimento (UPAs) Santa Paula e Santana.
As unidades-sentinela são a Rômulo Pazinato (Nova Rússia), Cyro Garcia de Lima (Oficinas) e Conrado Mansani (Uvaranas). A partir desta quarta-feira (08), elas irão operar exclusivamente para atendimento dos casos de dengue e funcionarão ininterruptamente, 24h por dia, sete dias por semana. Os pacientes com outras demandas estão sendo, nesse intervalo, direcionados para outras unidades de referência.
A prefeita também anunciou que o Laboratório Central da Prefeitura, que analisa os testes de dengue coletados nas unidades de saúde e UPAs, vai da mesma forma operar ininterruptamente. Com esse novo protocolo, casos menos graves de dengue, poderão ser atendidos nesses pontos, sem a necessidade de encaminhamento para outros estabelecimentos.
Com informações da assessoria
Leia também: Paraná enviará alimentos, colchões e água potável para vítimas de enchentes no RS