A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (13), um projeto de lei que institui, a Rota Turística Caminho das Cachoeiras Centro-Sul/Sudeste.
O projeto 477/2022, de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB), institui a rota de 14 cachoeiras e saltos, localizadas entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Entre os pontos turísticos está o Salto São Francisco, que é o mais alto da região sul do Brasil, com aproximadamente 196 metros de queda livre.
“Nossas belezas naturais merecem ser divulgadas e apreciadas. A criação desta rota vai estimular o turismo, promover o desenvolvimento local e incentivar a preservação ambiental”, defende a deputada Cristina.
Além do Salto São Francisco, fazem parte do Caminho das Cachoeiras:
Salto dos Cavalheiros/Cachoeira Salto das Pombas (Guarapuava)
Cachoeira Perehouski (Prudentópolis)
Salto São João (Prudentópolis)
Salto Sete (Prudentópolis)
Salto Barão do Rio Branco (Prudentópolis)
Salto Manduri (Salto Rickli) (Prudentópolis)
Cachoeira da Linha Mauricio (Prudentópolis)
Cachoeira Jacutinga (Prudentópolis)
Salto Samambaia / Salto Monjolo Salto São Sebastião (Prudentópolis)
Salto do Mlot (Prudentópolis)
Saltos Gêmeos (Prudentópolis)
Cachoeira Águas da Laje (Turvo)
Cachoeira do Rio Turvo (Turvo)
Para se tornar lei, o projeto ainda depende da sanção governamental.
Guia Conheça Campos Gerais
A primeira edição do Guia Turístico Conheça Campos Gerais foi lançada em 2023. O material, em formato de guia de bolso, foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e empreendimentos, trazendo informações sobre todos os pontos turísticos da região.
Em 2024, uma nova versão está prevista para o final do semestre, além do lançamento de um aplicativo que reunirá todas as informações das rotas turísticas de Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais.
Com informações da ALEP
Leia também: Vândalos ateam fogo e destroem lixeiras de Parque de Exposições de Palmeira. Prefeitura se posiciona