Ponta Grossa

TJPR nega recurso da Prefeitura e mantém suspenso edital de concessão do transporte público de PG

transporte vcg onibus Boca no Trombone transporte vcg onibus
Foto: Assessoria PMPG
Em impugnação, a VCG alegou que o chamamento público estava fora das normas legais e constitucionais aplicáveis. Decisão foi proferida nesta terça-feira (11).

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) negou, na tarde desta terça-feira (11), o recurso interposto pela Prefeitura de Ponta Grossa contra uma liminar da Viação Campos Gerais (VCG), que suspendeu o edital de concessão do transporte público da cidade. O recurso apresentado pela Prefeitura de Ponta Grossa foi julgado improcedente, na visão da corte.

A decisão mantém a suspensão do certame, que já estava paralisado desde agosto de 2024, quando a licitação foi impugnada. A VCG alegou, em impugnação apresentada, que a concorrência pública nº11/2024 estava fora das normas legais e constitucionais aplicáveis. Além disso, a empresa argumentou que o edital não considerava aspectos como a realidade do setor de transportes ou custos envolvidos na prestação do serviço a ser concedido.

captura-de-tela-2024-07-25-141950
Reprodução PMPG

Posionamentos

Em nota oficial, a Viação Campos Gerais destacou que “a manutenção da decisão liminar que mantém suspensa a licitação do Transporte Coletivo pelo Tribunal de Justiça se baseou na ausência de publicidade de informações essenciais à concorrência pública por parte do Município”.

Leia mais: Créditos do antigo cartão do transporte coletivo de PG serão válidos até o fim de 2025

A empresa também afirmou que “a intenção da Viação Campos Gerais é que sejam divulgados a todos os potenciais concorrentes todos os parâmetros de cálculo adotados pelo Município para a elaboração do Edital de Licitação. Eesta transparência solicitada pela Viação Campos Gerais, portanto, beneficiará a todo e qualquer eventual participante da licitação, o que é bom a todos”, diz a nota.

A Prefeitura de Ponta Grossa foi procurada para comentar a decisão judicial e saber quais serão os próximos passos adotados pela entidade. Também em nota, o Município informa que “está avaliando todas as alternativas jurídicas cabíveis, o que poderá incluir a interposição dos recursos necessários e/ou a revisão dos instrumentos da licitação, sempre visando a legalidade e a transparência do processo”, diz.

Veja as notas completas na íntegra.

A manutenção da decisão liminar que mantém suspensa a licitação do Transporte Coletivo pelo Tribunal de Justiça se baseou na ausência de publicidade de informações essenciais à concorrência pública por parte do Município. A intenção da Viação Campos Gerais é que sejam divulgados a todos os potenciais concorrentes todos os parâmetros de cálculo adotados pelo Município para a elaboração do Edital de Licitação. Esta transparência solicitada pela Viação Campos Gerais , portanto, beneficiará a todo e qualquer eventual participante da licitação, o que é bom a todos.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informa que está avaliando todas as alternativas jurídicas cabíveis, o que poderá incluir a interposição dos recursos necessários e/ou a revisão dos instrumentos da licitação, sempre visando a legalidade e a transparência do processo.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Bnt News: Tonia Mansani fala sobre Sala do Empreendedor de Ponta Grossa Castro valoriza o esporte com Olimpíadas do Trabalhador e polos esportivos no interior Advogada alerta para diferentes formas de assédio e reforça importância da denúncia Palmeira anuncia novo Pronto Atendimento Municipal com investimento de R$ 9 milhões Projeto “Minha Nossa Ponta Grossa” promove cultura local com arte e poesia. Paraná realiza maior programa de cirurgias eletivas do país, afirma Beto Preto ao BnT news UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior