No início da tarde desta segunda-feira (29), os funcionários terceirizados do Hospital Regional e do HUMAI, Hospitais Universitários de responsabilidade da UEPG, receberam um prazo da instituição para o pagamento do salário, que está atrasado desde dezembro de 2023.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa informou os trabalhadores através de nota que “deve realizar nas próximas 48 horas o pagamento dos trabalhadores terceirizados. Em reunião com representantes das empresas na manhã desta segunda-feira (29), a reitoria esclareceu que, excepcionalmente em janeiro, a transferência de valores foi afetada pela transição e implementação do novo sistema estadual de finanças”.
Ao meio dia de hoje funcionários se reuniram em frente ao HU e realizaram uma manifestação, já se existia uma especulação de paralização das atividades caso não recebessem respostas. Nesta segunda-feira, ainda, a direção do HU decidiu liberar o almoço e jantar gratuitos para os terceirizados credenciados, até que o pagamento seja efetuado. Além de vans para transporte dos trabalhadores.
O que dizem os funcionários
O Portal Boca no Trombone foi procurado diversas vezes por trabalhadores que denunciavam a situação e já vem acompanhando o caso desde o dia 18 de janeiro. Uma funcionária, que prefere não se identificar, contou que já estão há a quase 50 dias sem receber. “Algumas pessoas não conseguem chegar ao trabalho, pois o dinheiro que é usado pra o transporte/combustível está faltando devido à ausência dos pagamentos”.
Além disso, ela relata a situação da alimentação dentro do HU: “no mês de outubro aumentaram o valor do almoço de forma abusiva, com aumento de mais de 100%, sem aviso prévio. Logo, sem salário e com esses valores, existem profissionais sem condições de se alimentarem”.
E completa contando que no mês de janeiro os conselhos dos profissionais emitem as anuidades (valor esse que deve ser pago para a/o profissional poder exercer sua função) e “devido ao atraso do salário não é possível pagar!”, desabafa.
Relembre o caso:
Burocracia atrasa salário de funcionários terceirizados dos Hospitais Universitários da UEPG
Com salário atrasado, funcionários terceirizados dos Hospitais da UEPG discutem possível paralisação
HU tenta amenizar situação de terceirizados com salário atrasado, mas ameaça de greve continua
Funcionários do HU realizam manifestação pedindo pagamento de salário
Comentar