A direção da UPA Santa Paula divulgou nesta segunda-feira (01) que a unidade enfrenta uma sobrecarga de atendimentos, recomendando que a população procure as Unidades Básicas de Saúde em situações não urgentes.
Segundo a nota divulgada, a capacidade máxima de atendimento foi ultrapassada, com mais de 290 pacientes atendidos até às 11h40 desta segunda-feira. Sendo que a capacidade operacional da UPA é de, no máximo, 338 pacientes por dia. “Não haverá capacidade operacional (estrutural e de recursos humanos) para atender a tantas pessoas em um único dia”, informou.
Considerando o aumento previsto para os períodos da tarde e noite, a UPA não teria estrutura suficiente para lidar com a demanda. Em vista disso, a orientação é buscar atendimento nas UBS, especialmente nas unidades sentinela para casos de dengue, como Rômulo Pazzinato, Conrado Mansani e Cyro de Lima, visando garantir assistência aos casos mais graves e evitar complicações decorrentes da alta demanda.
Fundação de Saúde orienta
Na tarde desta terça-feira (02), a Fundação de Saúde de Ponta Grossa (FMS) publicou uma nota orientando os pacientes a buscas as UBS e esclarecendo quando se deve procuras as UPAs. “Quando um paciente procura atendimento na UPA, sem que o caso se caracterize como uma emergência, acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando o atendimento a outros pacientes. Por isso, estamos solicitando à população que, em casos que não sejam de emergência, inclusive suspeita de dengue, procure uma unidade do bairro ou uma das Unidades Sentinelas, que ficam ao lado dos terminais de Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas. Com a alta procura, corremos o risco de ficarmos sem capacidade operacional para atender tantas pessoas em um único dia”, ressaltou a presidente da FMS, Priscila Degraf.
Com informações PMPG