O vereador Júlio Küller (MDB) concedeu entrevista nesta quarta-feira (07) ao Jornalismo do Portal Boca no Trombone (BnT). Ele é autor do projeto de lei que prevê a aplicação de multas aos pais ou responsáveis legais por menores de idade flagrados durante pichação em Ponta Grossa.
Ao Bnt, ele falou sobre a importância da proposta para comunidade. De acordo com o parlamentar, a proposta visa enfrentar um problema recorrente na cidade, que afeta diretamente os cofres públicos e a conservação do patrimônio urbano. “É o município e não só o município, mas também a rede privada que tem um custo muito alto com limpeza e repintura de imóveis, sejam eles públicos ou não. Então, a gente tem que responsabilizar as pessoas que cometem essa atitude”, afirmou Küller.
O vereador destacou ainda que, em grande parte dos casos, os responsáveis pelas pichações são adolescentes. Por isso, o projeto estende a penalização aos pais. “Normalmente são menores de idade. A gente estende então a punição e a multa para os pais dos responsáveis, porque, como falei, imóveis que vão ser inaugurados já estão pichados. E isso demanda um valor alto para o município poder manter esses espaços em bom estado”, ressaltou. Questionado sobre a eficácia da medida, Júlio Küller reconhece que a proposta, sozinha, não resolverá o problema, no entanto, ele acredita que será uma ferramenta a mais no combate à pichação.
“Olha, é muito difícil acabar totalmente com isso, mas é mais um instrumento votado pela Casa de Leis para que essa situação se normalize”, pontua. A proposta será analisada pelas comissões da Câmara Municipal antes de ser debatida no plenário do Poder Legislativo.
Leia também: CPI da Sanepar apresenta relatório final nesta quinta-feira (08)