Durante a sessão ordinária da Câmara de Castro reliazado na quarta-feira (27), um dos requerimentos aprovados foi o de n°70/2024 de autoria do vereador Gerson Sutil, que requer ao executivo avaliar a proposta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e Departamento de Polícia Penal (DEPPEN), para realização de ação integrada ao combate à dengue em Castro, ou seja, utilizar a mão de obra dos detentos.
Conforme o texto, a ação integrada tem como objetivo uma alternativa inovadora e eficaz no combate à dengue. As ações desenvolvidas pelas pessoas privadas de liberade serão de pulverização por meio de atomizadores, qual a prefeitura cederia os insumos necessários para a realização do serviço a ser executado nos prédios públicos, praças e logradouros do município. Para este serviço, os detentos estarão acompanhados de vigilantes sanitários que estarão fiscalizando as atividades e auxiliando-os.
Por fim, o vereador justifica que “a Ação Integrada ao Combate à Dengue apresenta um potencial significativo para contribuir para o controle da dengue em Castro. No entanto, é fundamental que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizem uma avaliação criteriosa da proposta que visa oferecer oportunidades de trabalho para as pessoas privadas de liberdade, preenchendo uma lacuna na oferta de trabalho no sistema prisional, bem como promover a manutenção e bem-estar da população quanto à disseminação do vírus causador da dengue”.
Leia também: Inscrições para participar do concurso Miss Castro estão abertas até o dia 5 de abril