Política

Vereadores de Castro autorizam Estado usar terreno para construir novo colégio na cidade

Novo Colégio Estadual será construído no Jardim Alvorada. Data para início das obras ainda não foi divulgada

Os vereadores de Castro aprovaram na tarde de quarta-feira (29), o Projeto de Lei 36/2024, que autoriza cessão do uso de imóvel público municipal ao Estado, ou seja, utilização de terreno para construção de um novo colégio estadual na cidade. O local será no Jardim Alvorada.

Oa terrenos para a construção da nova escola são os de nº 33495, 33496, 33497 e 35745, a fim de atender a grande demanda educacional crescente na comunidade, com a necessidade de expansão de oferta de educação. Essa medida representa um passo significativo na melhoria da infraestrutura educacional local, demonstrando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento educacional. A cessão acontece de forma gratuita pelo período de 25 anos, podendo ser renovada.

De acordo com o texto, a construção para uma nova unidade escolar em tempo integral pelo governo do estado, vai ocupar 8.301,18m² de terreno. Já 2.046,74 m² será para uso potencial por parte do município.

Em ofício para o prefeitura no dia 18 de dezembro de 2023, o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE), disse que “consultando o sistema CODAG (Consulta Demanda Aluno Geo), na localidade denominada Jardim Alvorada I e II, existe demanda aproximada de 500 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio do município, sendo que desse total, um número significativo de estudantes é transportado para escolas de outros bairros, outros utilizam condução própria ou se locomovem a pé para instituições que ficam a mais de 2 km do seu local de residência, visto que na localidade não existe unidade da rede estadual”.

O NRE ainda escreveu “dessa forma, verifica-se que a construção de uma unidade escolar da rede estadual na localidade atenderá a uma demanda expressiva de estudantes, gerando economia ao município no que diz respeito ao custo do transporte escolar, podendo, ainda, a nova instituição ser destinada à educação em tempo integral, conforme intencionalidade do Governo Federal e do Governo Estadual em expandir essa oferta de ensino”.

Leia também: Família e amigos do bebê morto após ser vítima de estupro fazem manifestação em Castro


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone