A demissão dos 28 trocadores da Viação Campos Gerais (VCG) foi denunciada no Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) nesta quinta-feira (21). A denúncia foi feita pelo vereador Geraldo Stocco (PV).
No ofício enviado para o MPT-PR, o parlamentar aponta que a demissão descumpre a Lei 7.018/02. De acordo com o artigo 56 da lei, a VCG “pode implantar o sistema eletrônico de cobrança, desde que mantenha os postos de trabalho dos cobradores, que deverão desta forma, exercer a função de agentes de bordo, garantindo a eficiência do sistema e segurança”, diz a lei.
Em conversa com o portal BNT, Geraldo argumentou que um dos itens aprovados na prorrogação dos contratos, era a manutenção do emprego dos trocadores. O vereador pontua que as demissões atrapalham os motoristas e a população. “Estas pessoas foram mandadas embora e agora é o motorista que realiza o serviço dele. A empresa então está acrescentando uma função ao motorista que não o pertence, além de descumprir uma lei”, disse.
Nós procuramos a VCG para comentar sobre o caso, mas a assessoria da empresa afirmou que ainda não há posicionamento sobre o caso.
Leia também: Câmara rejeita abertura de pedido de cassação de Cieslak