Destaque Política

Elizabeth troca comando do Meio Ambiente em PG

André Pitela e Sandro Bandeira
André Luis Pitela foi exonerado do cargo, conforme consta na publicação complementar do Diário Oficial do Município, publicada na noite de ontem

Depois de dois anos e oito meses à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, André Luis Pitela foi exonerado do cargo pela prefeita Elizabeth Schimidt. A exoneração foi publicada em edição complementar do Diário Oficial do Município, por volta das 21h30 desta quarta-feira (6).

Na mesma edição do DO, a prefeita Elizabeth já nomeou o novo responsável pela pasta de Meio Ambiente. Trata-se do advogado e presidente do diretor provisório do Partido Republicanos em Ponta Grossa, Sandro Rafael Bandeira.

Ele já foi diretor jurídico da Câmara de Vereadores entre 2016 e 2020, assessor jurídico da Casa entre 2021 e 2022 e atualmente ocupava o cargo em comissão de assessor na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Em entrevista ao Portal BnT Online, Bandeira agradeceu à prefeita Elizabeth pela oportunidade e disse que pretende atuar com equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

“Enxergo um futuro onde a gestão ambiental da nossa cidade seja referência, mostrando que é possível alcançar um equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade, sempre respaldado por um entendimento jurídico sólido.

Estou animado para colaborar e desenvolver políticas que honrem e protejam nossas riquezas naturais e urbanas, de nossas áreas verdes a nossos queridos animais. Conto com a participação ativa da comunidade, para juntos construirmos uma Ponta Grossa cada vez melhor e mais verde”, enfatizou.

 

Atribuições
Conforme prevê a Lei Municipal 302/2023, aprovada pela Câmara de Vereadores, a Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa dispõe de um orçamento de R$ 67,8 milhões para este ano. Entre as principais atribuições do chefe da pasta está a condução da política pública de desenvolvimento ambiental, dar andamento aos processos de licenciamentos ambientais, executar o programa municipal de coleta de resíduos volumosos, gerenciamento de resíduos, executar os programas de reciclagem e promover o saneamento ambiental municipal.

Atualmente, a pasta conta com aproximadamente 140 servidores municipais e tem como um dos grandes desafios, por exemplo, dar andamento às ações de castrações de animais e amenizar os problemas da população crescente de animais de rua.

 

Despedida
O Portal BnT Online entrou em contato com o ex-secretário de Meio Ambiente, André Luis Pitela, para pedir uma análise sobre os trabalhos realizados e também com a prefeita Elizabeth, para comentar os motivos da mudança na secretaria. Porém, até o momento, nenhum dos dois respondeu aos nossos questionamentos.

Leia também: 
Secretário de Meio Ambiente fortalece parcerias para enfrentar desafios da cidade 

 

André Pitela, à esquerda, estava com Elizabeth desde o início do governo, em 2021

Marcos Silva

Marcos Silva

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Profissional com quase 20 anos de atuação em redações de rádio, jornal e portais de notícia.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone