Depois de dois anos e oito meses à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, André Luis Pitela foi exonerado do cargo pela prefeita Elizabeth Schimidt. A exoneração foi publicada em edição complementar do Diário Oficial do Município, por volta das 21h30 desta quarta-feira (6).
Na mesma edição do DO, a prefeita Elizabeth já nomeou o novo responsável pela pasta de Meio Ambiente. Trata-se do advogado e presidente do diretor provisório do Partido Republicanos em Ponta Grossa, Sandro Rafael Bandeira.
Ele já foi diretor jurídico da Câmara de Vereadores entre 2016 e 2020, assessor jurídico da Casa entre 2021 e 2022 e atualmente ocupava o cargo em comissão de assessor na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Em entrevista ao Portal BnT Online, Bandeira agradeceu à prefeita Elizabeth pela oportunidade e disse que pretende atuar com equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.
“Enxergo um futuro onde a gestão ambiental da nossa cidade seja referência, mostrando que é possível alcançar um equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade, sempre respaldado por um entendimento jurídico sólido.
Estou animado para colaborar e desenvolver políticas que honrem e protejam nossas riquezas naturais e urbanas, de nossas áreas verdes a nossos queridos animais. Conto com a participação ativa da comunidade, para juntos construirmos uma Ponta Grossa cada vez melhor e mais verde”, enfatizou.
Atribuições
Conforme prevê a Lei Municipal 302/2023, aprovada pela Câmara de Vereadores, a Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa dispõe de um orçamento de R$ 67,8 milhões para este ano. Entre as principais atribuições do chefe da pasta está a condução da política pública de desenvolvimento ambiental, dar andamento aos processos de licenciamentos ambientais, executar o programa municipal de coleta de resíduos volumosos, gerenciamento de resíduos, executar os programas de reciclagem e promover o saneamento ambiental municipal.
Atualmente, a pasta conta com aproximadamente 140 servidores municipais e tem como um dos grandes desafios, por exemplo, dar andamento às ações de castrações de animais e amenizar os problemas da população crescente de animais de rua.
Despedida
O Portal BnT Online entrou em contato com o ex-secretário de Meio Ambiente, André Luis Pitela, para pedir uma análise sobre os trabalhos realizados e também com a prefeita Elizabeth, para comentar os motivos da mudança na secretaria. Porém, até o momento, nenhum dos dois respondeu aos nossos questionamentos.
Leia também:
Secretário de Meio Ambiente fortalece parcerias para enfrentar desafios da cidade