Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (07), a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 21/2025, que cria o programa “Florestas de Bolso” no município. A proposta, de autoria do vereador Dr. Erick (PV), tem como objetivo instituir pequenos espaços verdes com vegetação nativa em áreas urbanas estratégicas.
O projeto será novamente debatido na próxima quarta-feira (9), quando ocorrerá a segunda votação. Caso aprovado em definitivo, o texto seguirá para análise do Executivo Municipal, que terá um prazo de 15 dias para sancionar ou vetar a medida.
Leia mais: Aliel Machado viabiliza investimentos em moradias, saúde e educação no interior do Paraná
O termo “Floresta de Bolso” refere-se à implantação de áreas com vegetação nativa de pequeno porte dentro das cidades. Na justificativa do projeto, o autor destaca que essas florestas auxiliam na mitigação dos efeitos da urbanização e promovem benefícios à saúde física e mental da população.
A proposta prevê a instalação prioritária dessas áreas em terrenos degradados, canteiros centrais de avenidas e em unidades escolares. Para a execução, serão utilizadas práticas de restauração ecológica e manejo sustentável, como o plantio de mudas nativas e técnicas agroecológicas.
Com a aprovação em primeiro turno, o programa avança para a última etapa de discussão na Câmara antes de seguir para avaliação do Poder Executivo.
*Com informações da CMPG