Destaque Política

Câmara de PG aprova projeto de lei para campanha de conscientização sobre a menopausa

A iniciativa busca informar e incentivar mulheres nessa fase a buscar assistência para uma melhor qualidade de vida. Campanha inclui palestras e debates.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada, o Projeto de Lei nº 274/2023, proposto pelo vereador Jairton da Farmácia, dando origem à Lei nº 14.828. A prefeita Elizabeth Schmidt então sancionou a lei, que institui a “Campanha de Conscientização sobre a Menopausa” no município.

De acordo com a legislação, a campanha será realizada anualmente durante a segunda semana do mês de outubro. Seu objetivo é informar e encorajar mulheres nesta fase da vida a buscar assistência e tratamento para os sintomas, visando uma melhor qualidade de vida.

A iniciativa também prevê a realização de palestras, debates e rodas de conversas em locais estratégicos e de fácil acesso, proporcionando esclarecimento sobre o tema ao público-alvo.

A Lei nº 14.828 ainda autoriza o Poder Executivo Municipal a buscar recursos e formas de incentivo para custear as despesas relacionadas à execução desta campanha.

Dia Mundial da Menopausa

Com o objetivo de promover o debate sobre a saúde feminina e incentivar o acompanhamento médico e a busca por qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde criou o Dia Mundial da Menopausa, a ser lembrado no dia 18 de outubro.

A doença cardiovascular (DCV), tema da campanha de 2023, é a principal causa de morte entre as mulheres nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para além dos fatores de risco cardiovascular tradicionais, foram reconhecidos vários marcos reprodutivos que se relacionam com a regularidade menstrual, os resultados adversos da gravidez, os tratamentos do câncer da mama e a menopausa.

Cientificamente, a menopausa é uma fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, já que os hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, não são mais produzidos pelos ovários. Essa fase costuma ocorrer, em média, entre 48 e 51 anos de idade.

Leia também: Prefeitura de PG divulga novas regras para o parcelamento de débitos com o Município

Foto: Ricardo Marcondes

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone