#VCcomaBNT

Falha no sistema do Passe Livre afeta estudantes de PG; prefeitura esclarece

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/f6647c1858148bc0eb00f67733cbf8ea.jpg  /home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/f6647c1858148bc0eb00f67733cbf8ea.jpg
A imagem mostra uma pessoa passando o cartão na maquina do ônibus, para poder utilizar o transporte.
Mães de estudantes relataram que valor creditado no Passe Livre não era a quantia integral depositada para todo o mês de fevereiro.

Estudantes do Passe Livre enfrentaram dificuldades para embarcar no transporte público de Ponta Grossa nas últimas semanas. O problema ocorreu após o sistema de bilhetagem não creditar o valor integral correspondente ao mês de fevereiro. O carregamento do cartão é realizado no início do mês, porém, conforme relatos ao Portal BnT, os créditos acabaram antes do previsto.

A equipe de reportagem conversou com a mãe de uma aluna, que preferiu manter anonimato. Ela detalhou que, após alguns dias de uso do cartão, a filha não conseguiu realizar o pagamento no ônibus por saldo insuficiente.

“Foi depositado um valor a menos no cartão do Passe Livre das Crianças e algumas delas estão sendo prejudicadas. A minha filha foi uma delas. Chegou segunda-feira para ir para escola e quando foi passar o cartão, deu saldo insuficiente”, relatou a mãe.

Leia mais: Câmara de PG aprova alteração na Lei do Passe Livre; veja o que muda

A dificuldade também esteve na busca por uma solução para o problema. Segundo a mãe, ela acionou diversos órgãos na tentativa de resolver a questão do Passe Livre da filha, mas sem sucesso.

“Eu entrei em contato com a VCG (Viação Campos Gerais), ela falou que não era lá e que o número que eles tinham de orientação para essa situação seria o 156. Entrei em contato com o 156, me passaram para outro número na autarquia; de lá eles me passaram para outro número. Foi uma sequência de sete ou oito números e ninguém sabia me orientar de maneira nenhuma”.

Outra mãe relatou à reportagem que passou pelo mesmo problema com o Passe Livre do filho. O valor creditado foi menor do que o previsto para fevereiro, e ela também encontrou dificuldades para solucionar a questão.

“Fiz a renovação no dia 1º de fevereiro, porém as passagens que deveriam ser para o mês acabaram uma semana antes do fim. Procurei informação ligando no 156 e ninguém sabia informar o que houve”, afirmou a mãe do estudante.

Segundo a mulher, uma fiscal da prefeitura teria informado a ela e a outras mães que a plataforma responsável pelo carregamento do Passe Livre teria sido hackeada no final do ano passado, o que poderia ter causado o problema.

“Nossos filhos têm direito ao Passe Livre e ninguém sabe de nada. Como ficam as crianças que não têm como ir para a escola? Se faltar aula, os mesmos são prejudicados”, questionou a mãe.

Posicionamento

A equipe de reportagem procurou a Prefeitura de Ponta Grossa para verificar o que aconteceu para que os cartões de passe livre de alguns usuários tenha recebido um valor abaixo do que o depositado. 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, por meio do Departamento de Transporte, informou que em alguns cadastros o sistema interpretou erroneamente os dados e não creditou o valor completo. Segundo a pasta, o erro já foi corrigido e os alunos receberão os créditos de forma completa no mês de março.

Sobre a informação de ataque hacker no sistema de bilhetagem, a Secretaria negou que tenha ocorrido e reforçou que “o sistema é seguro e protegido”.

O Portal BnT também questionou sobre quem acionar para resolver este tipo de problema. A Secretaria esclarece que, caso estudantes ou responsáveis tenham dúvidas sobre o sistema de bilhetagem, podem procurar o Departamento de Transporte, situado em todos os terminais de Ponta Grossa. 

Veja nota completa na íntegra.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, através do Departamento de Transporte, informa que em alguns cadastros o sistema interpretou erroneamente e não creditou o valor completo. Esse erro já foi corrigido e os alunos irão receber de forma completa os créditos no mês de março.
Sobre a informação de ataque hacker no sistema de bilhetagem, trata-se de uma informação que não procede. A Secretaria reforça que o sistema é seguro e protegido.
Caso os alunos/pais tenham dúvidas sobre o sistema de bilhetagem do transporte público podem procurar o Departamento de Transporte em todos os terminais.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar