Um residente e motorista de ônibus escolar da Colônia Sutil, comunidade quilombola localizada na divisa entre os municípios de Ponta Grossa e Palmeira, recentemente tomou frente sobre as reclamações dos moradores da região e relatou ao portal Boca no Trombone sérias preocupações em relação ao estado das estradas locais, situação que vem ocorrendo há alguns anos.
Segundo ele, a última atualização sobre o programa ‘Caminhos do Agro’ já tem sete meses. Em fevereiro de 2023, a prefeitura alegou que as intensas chuvas foram responsáveis pela interrupção dos trabalhos.
A entrada na colônia é um caminho sombreado por árvores, levando a estradas de terra. No entanto, segundo o morador, cada vez que chove, a passagem de ônibus e carros pela área torna-se impossível, aumentando ainda mais os riscos devido às carretas que não respeitam os limites de velocidade.
Em outubro de 2022 o portal BNT Online foi procurado por moradores da região, pois um ônibus escolar acabou atolando em uma das ruas da colônia. Confira a matéria completa aqui.
PROGRAMA CAMINHOS DO AGRO
Em outubro de 2022, o processo de licitação para o Programa Caminhos do Agro estava em fase final. A prefeitura planejava investir mais de R$ 12 milhões na manutenção das estradas rurais de Ponta Grossa, abrangendo todas as vias vicinais do município.
Este programa, conduzido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já recuperou 280 km de estradas rurais, utilizando mais de 700 cargas de cascalho e instalando mais de dois mil dispositivos de drenagem.
As equipes focam na aplicação de cascalho para melhorar a aderência e resistência das vias rurais, facilitando o escoamento de produção e o transporte escolar.
O QUE DIZ A PREFEITURA
O portal Boca no Trombone pediu esclarecimentos junto à prefeitura de Ponta Grossa, em relação ao andamento da recuperação da estrada Colônia Sutil. Em nota a assessoria retornou informando que a previsão para que a região seja atendida é até o fim deste ano. Confira abaixo a nota na íntegra:
“O Programa Caminhos do Agro prevê a recuperação e readequação de 1.200 Km de estradas rurais no município de Ponta Grossa. A manutenção das estradas rurais da Colônia Sutil está no cronograma dentro da região do Guaragi, e será realizada até o fim deste ano junto com a Colônia Santa Cruz.”
COLÔNIA SUTIL
A comunidade da Colônia Sutil, que possui raízes quilombolas, conta com um transporte coletivo essencial para a rotina dos moradores. No entanto, em dias chuvosos, as estradas se transformam em terrenos lamacentos, tornando o tráfego ainda mais desafiador.
De acordo com o último levantamento, feito em 2010, 144 pessoas moram na colônia, que tem uma rica história, que remonta à doação de terras por fazendeiros alemães aos descendentes de quilombolas em 1854.
Confira abaixo os vídeos gravados pelos moradores: