Brasil

STF forma maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Corte do Supremo Tribunal Federal formou maioria de 6 votos a 3 pela descriminalização do porte da droga para uso pessoal

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O julgamento do caso foi retomado na tarde desta terça-feira (25).

A Corte formou maioria de 6 votos a 3 pela descriminalização. O voto decisivo foi de Dias Toffoli, que no início da sessão de hoje, reafirmou posicionamento pela constitucionalidade da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).

O debate, baseado na Lei, prevê que não haja pena de prisão para estes casos, mas defende que as penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo continuem.

Para Toffoli, a lei não tem natureza penal desde sua edição, em 2006. Segundo o ministro, uma lei de 1976 previa a criminalização e foi superada pela Lei de Drogas. “Nenhum usuário de nenhuma droga pode ser criminalizado. O objetivo da lei de 2006 foi descriminalizar todos os usuários de drogas”, afirmou.

O ministro também defendeu que o Congresso e órgãos do Executivo, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Educação; e do Trabalho e Emprego, estabeleçam, no prazo de 18 meses, políticas públicas para definir uma quantidade de maconha para diferenciar usuários e traficantes, além da produção de campanhas educativas sobre os malefícios sobre o uso de drogas.

A sessão continua para a tomada dos dois últimos votos, que serão proferidos pelos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. Ainda há discussão de que a partir de qual quantidade será considerada como crime.

Veja como votaram:

A favor da descriminalização: Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Luís Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes

Contra a descriminalização: Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: TRE-PR testa novo recurso que será disponibilizado na urna eletrônica

 


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI