Ponta Grossa

Vereadores aprovam projeto que cria o Museu Municipal do Ferroviário em PG

Jairton da Farmácia, autor do projeto, propõe como sede do museu a Estação Saudade, hoje sob a direção do SESC

 

Os vereadores de aprovaram na Sessão Ordinária desta quarta-feira (16), a criação do Museu Municipal do Ferroviário de Ponta Grossa.

O projeto (139/2024), proposto pelo legislador Jairton da Farmácia, teve de superar o parecer contrário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, que se manifestou contrária à proposição.

A reprovação daquela comissão foi derrubada e a matéria recebeu 15 votos favoráveis, com somente uma oposição.

Na justificativa para aprovação do tema, o parlamentar argumenta que a instituição irá preservar, divulgar e manter sob guarda a conservação de utensílios típicos, acessórios, peças artísticas e históricas, materiais de época, referentes à origem cultural e histórica do trabalhador ferroviário.

O Museu Municipal Ferroviário contribuirá para o enriquecimento do patrimônio cultural da cidade de Ponta Grossa, declara o vereador.

Jairton da Farmácia indica a Estação Saudade como sede do museu o prédio da Estação Saudade.

Comissão

Segundo o vereador Celso Cieslak, relator da análise do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, justificou a reprovação afirmando que “não se encontram presentes os requisitos de oportunidade, relevância e conveniência para aprovação”.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG