Paraná

ALEP discute projeto de lei que institui recompensa para informaçoes à polícia

assem
As denúncias serão centralizadas e analisadas pelo Centro Integrado de Denúncias 181 (CIDE), o que inclui o sistema "Disque Denúncias 181

A Assembleia Legislativa do Paraná votará nesta manhã e quarta-feira (06) o projeto de lei que institui o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas. A proposta visa a criação de um sistema de recompensas em dinheiro para incentivar a população a oferecer informações úteis para a prevenção, repressão e apuração de crimes e contravenções penais no Estado.

De acordo com o Artigo 1º do projeto, as recompensas serão financeiras e concedidas mediante a verificação da disponibilidade orçamentária.

As denúncias serão centralizadas e analisadas pelo Centro Integrado de Denúncias 181 (CIDE), o que inclui o sistema “Disque Denúncias 181“, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Esse canal será o único autorizado para receber informações confidenciais que possam auxiliar nas investigações e prevenção de delitos.

O projeto detalha que não há garantia do direito à recompensa até que seja comprovada a viabilidade financeira e publicado o ato do Poder Executivo que regulamente a medida. Assim, a medida não apenas visa fortalecer a segurança pública, como também busca incentivar a colaboração entre a população e os órgãos de investigação.

Caso seja aprovado, o projeto marcará um avanço nas estratégias de combate ao crime no Paraná, ao permitir que a sociedade participe ativamente das iniciativas de segurança, oferecendo dados que possam ser transformados em ações concretas de repressão e prevenção.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR