Paraná

Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Saúde reforça importância da vacina

Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina Boca no Trombone Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina
Divulgação
A situação ressalta a importância da vacinação contra a Covid-19, mesmo após a declaração do fim da pandemia

Entre janeiro e março deste ano, o estado do Paraná contabilizou 12.945 casos de Covid-19 e 62 mortes associadas à doença. Este número de óbitos representa um aumento significativo quando comparado aos 19 casos de morte por dengue no mesmo intervalo, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A situação ressalta a importância da vacinação contra a Covid-19, mesmo após a declaração do fim da pandemia.

Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, que registrou 55.147 casos e 153 óbitos, nota-se uma redução expressiva nos números. Contudo, ao longo de 2024, foram identificados 104.959 casos e 277 mortes, revelando que os patamares continuam elevados.

A prevenção do agravamento dos casos de Covid-19 pode ser alcançada por meio da imunização. As vacinas estão disponíveis em todo o território paranaense e é crucial que a população se mantenha atenta às recomendações para as doses de reforço específicas para cada grupo etário.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da vacinação, afirmando: “Nos últimos anos, houve uma expectativa enorme em relação à vacina contra a Covid-19. No entanto, com a normalização da circulação do vírus, muitos deixaram de se vacinar. É fundamental lembrar que a doença ainda está presente globalmente e aqui não é diferente. Temos vacinas disponíveis e a melhor vacina é aquela que está no braço. Portanto, pedimos que aqueles que ainda não atualizaram sua carteirinha procurem uma unidade de saúde mais próxima para receberem a imunização”.

A vacinação é recomendada para crianças entre seis meses e menores de cinco anos (com duas ou três doses, dependendo do fabricante), idosos acima de 60 anos (duas doses anuais), gestantes (uma dose por gestação) e grupos especiais como trabalhadores da saúde (uma dose anual). Além disso, pessoas imunocomprometidas devem receber três doses iniciais e duas anuais; já a população geral de cinco a 59 anos deve se vacinar anualmente com uma dose.

Com um total superior a 18,8 milhões de doses aplicadas, a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Paraná é de 88,11% para duas doses, 57,77% para três doses e apenas 20,57% para quatro doses. A preocupação maior recai sobre as crianças menores de cinco anos: apenas 41,8% das crianças entre seis meses e dois anos completaram as duas doses necessárias, enquanto apenas 14,2% receberam três doses. Na faixa etária de três a cinco anos, os índices são igualmente alarmantes: 33,9% têm duas doses e apenas 16,6% completaram três doses.

Entre os óbitos registrados na faixa etária dos idosos, dos 51 falecimentos ocorridos nessa categoria etária, dois não possuíam nenhum registro de vacinação; 49 haviam recebido pelo menos uma dose da vacina. Contudo, somente quatro destes tinham registros das vacinas aplicadas nos primeiros meses de 2024, indicando que todos os falecimentos nesta faixa etária ocorreram entre aqueles sem a dose de reforço atualizada.

Além disso, foram relatadas três mortes na faixa etária de 20 a 49 anos (uma vacinada em 2021, outra em 2022 e uma terceira em 2024). Entre as pessoas entre 50 e 59 anos, quatro não apresentavam registros vacinais desde 2022. Por fim, quatro óbitos foram registrados entre crianças (três na faixa de um a quatro anos e um com apenas 11 meses), todos sem registro vacinal.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar