Destaque Política

STF forma maioria e Hauly volta a ser deputado federal pelo Paraná no lugar de Dallagnol

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública interativa para instruir a PEC 110/2019, que dispõe sobre a reforma tributária. rrÀ mesa, ex-deputado Luiz Carlos Hauly.rrFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Deputado ficará no lugar de Deltan Dallagnol que foi cassado pelo TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, nesta sexta-feira (09), maioria para confirmar que a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados será ocupada por Luiz Carlos Hauly (Podemos), suplente da legenda e não por Itamar Paim, do PL.

A Corte está decidindo se mantém a liminar do ministro Dias Toffoli, que, na quarta-feira (07), aceitou recurso protocolado pelo Podemos para derrubar a recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Deltan.

Pela decisão de Toffoli, que é relator do caso, a vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato ficará com Hauly, e não com o candidato Itamar Paim (PL), que chegou a ser declarado pelo TRE como substituto de Deltan.

Toffoli deu razão ao Podemos e entendeu que a vaga deve ficar com o suplente do partido, que foi preterido pelo TRE por não ter conseguido mínimo de 10% do quociente eleitoral do estado, estimado em 20 mil votos. Conforme o entendimento, Hauly, que obteve 11 mil votos no pleito de 2022, deve ser empossado porque não é necessário obter mínimo de votos para ficar com vaga de Dallagnol.

Os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Luis Roberto Barroso acompanharam o relator. Edson Fachin e Luiz Fux divergiram e entenderam que a vaga deve ficar com o PL.

O “novo” deputado

Luiz Carlos Jorge Hauly, de 72 anos, é um professor, economista e político brasileiro filiado ao Podemos. Pelo Paraná, foi deputado federal durante sete mandatos (1991- 2019) e secretário da Fazenda durante os governos Álvaro Dias e Beto Richa, além de prefeito e vereador de Cambé.

Com informações de Agência Brasil

Leia também: Líder do Paranaense sub-20, Operário se prepara para segunda fase do campeonato


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR