A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou nesta quinta-feira (08) o calendário do Programa Feira Verde, que terá início no dia 1º de março. A partir desta data as três equipes voltam a percorrer os bairros efetuando a troca de materiais recicláveis por frutas, verduras, ovos, pão e leite. As trocas podem ser feitas também por créditos para o transporte coletivo.
No ano de 2023, o Feira Verde distribuiu 1.319 toneladas de alimentos e recolheu 3.957 toneladas de material reciclável, além de 52.579 pneus inservíveis. Ao todo foram mais de 125 mil atendimentos nos bairros, realizados ao longo do ano, tendo em média 12.531 famílias atendidas por mês.
“Essa troca de material reciclável por alimentos tem sido exemplo para o país, e já inspirou programas em várias outras cidades. É um programa abrangente, vasto, inteligente e eficaz: além de melhorar a qualidade da alimentação de milhares de famílias, fomenta a agricultura familiar, e também atua na preservação da natureza, evitando com que os resíduos poluam nosso meio ambiente. Isso nos enche de orgulho, pois garante melhores condições de desenvolvimento de cada pessoa, especialmente das famílias, que ganham esse reforço nutricional”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Vale Gás
Além da divulgação do calendário do Feira Verde, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está dando início ao cadastro para o Programa Vale Gás 2024. O cadastramento começa nesta segunda-feira (12), e inicialmente deve ser feito exclusivamente pelo site da Prefeitura.
Leia mais: Identificado motociclista que morreu na manhã de hoje (9) em Imbituva
No entanto, quem não tem acesso à internet poderá fazer o cadastramento entre os dias 14 e 29 fevereiro em pontos de troca nos bairros (calendário em anexo) ou na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no 4º andar da Prefeitura.
“Nessas ações nos bairros a equipe do Feira Verde não estará realizando a coleta de materiais recicláveis. Por isso, pedimos para que os munícipes não levem material para troca, pois durante o mês de fevereiro o trabalho será exclusivo para o cadastro do Vale Gás”, explica e enfatiza o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.