Destaque Ponta Grossa

Prefeitura de PG cria curso de formação para guardas civis e agentes de trânsito

Design sem nome Boca no Trombone
Reprodução
O centro abrange áreas como ensino e aprendizagem, gestão operacional, esporte e cidadania, armamento e tiro, gestão educacional e psicologia

A Prefeitura de Ponta Grossa oficializou a criação do Centro de Formação e Capacitação (CFC), dedicado aos Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito. Segundo o Diário Oficial, o CFC, vinculado ao Comando da Guarda Civil Municipal, tem como objetivo proporcionar treinamentos, aprimoramento e atualização profissional contínua para esses servidores. O Decreto n. 22.846/2024 ainda permite que o centro estabeleça parcerias com outros municípios que compartilhem Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito.

Atualmente, o CFC opera na Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, situada na Rua Balduíno Taques, n.º 445, no Centro, atendendo oficiais de toda a região.

Leia também: UEPG faz parceria com a Índia para instalação de ‘supercomputadores’

Cursos 

O decreto define as competências do CFC, destacando a promoção de cursos de aperfeiçoamento e especialização. Sob a coordenação da Diretoria Geral, Coordenadoria Geral e Subcoordenadoria Geral, o centro oferece diversos cursos, incluindo:

  • Curso de Formação Técnico Profissional de Guardas Civis Municipais;
  • Curso de Formação de Agentes de Trânsito;
  • Curso de Formação Técnico Profissional de Instrutores e Monitores;
  • Curso de Aperfeiçoamento e Especialização.

Os cursos são destinados à formação e aprimoramento dos profissionais da Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Trânsito, abrangendo modalidades presenciais e à distância.

Divisões

O CFC possui uma estrutura organizacional que inclui a Diretoria Geral, composta pela Secretária Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o Comandante da Guarda Civil Municipal e o Superintendente de Trânsito e Segurança Viária. Dividido em subdivisões, o centro abrange áreas como ensino e aprendizagem, gestão operacional, esporte e cidadania, armamento e tiro, gestão educacional e psicologia.

As subdivisões, desempenhadas por servidores públicos de carreira, têm funções específicas, como estabelecer a política de ensino, gerenciar recursos operacionais e materiais, planejar atividades culturais e esportivas, entre outras.

O decreto completo, com detalhes sobre competências e estrutura, está disponível aqui.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo de 11 a 13 de abril Fim da espera! Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar